23 de out. de 2008

Projeto "Diga não a Corrupção

A “Escola Estadual São Vicente de Paula”, trabalha com temas voltados para a construção da ética e cidadania em todas as disciplinas da sua matriz curricular. Em 2007, realizou o primeiro Fórum de Ética e Cidadania na cidade de Sinop-MT, envolvendo não somente os alunos e sim vários segmentos da sociedade, demonstrando sua atuação como escola cidadã, comprometida com a formação crítica e o futuro de seus alunos. Assim, a escolha do tema pelo Ministério Público para este concurso de redação, representou, para a escola, mais uma oportunidade de discussão e reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade menos corrupta e mais digna da grandeza do povo que a constitui.


O primeiro passo foi a apresentação da proposta aos professores de Ensino Fundamental e Médio, direcionando para os professores de Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia e História.





Nas aulas de Língua Portuguesa, a professora selecionou matérias que vão desde mensagens montadas no PowerPoint a artigos de grandes nomes como, por exemplo, Arnaldo Jabor, também poemas, notícias,charges para problematização do tema. Realizaram-se algumas dramatizações configurando os diferentes segmentos e modalidades em que a corrupção se manifesta na sociedade.





Nas aulas de Filosofia e Sociologia, o tema corrupção foi abordado utilizando o material enviado pelo Ministério Público e entregue pelo CEFAPRO. Os alunos montaram seminários esclarecendo aos demais colegas sobre as diferentes áreas em que a corrupção ocorre, como na questão ambiental – ponto de referência de nossa região-, na escola, local onde permanecem por pelo menos um período( e donde se conclui a relevância em discutir esses temas e contribuir na sua formação), em suas casas, bairro, família...




Pela importância do tema no momento (eleições) e, aceitação do tema pelos alunos, a escola decidiu levar para a avenida no desfile cívico de sete de setembro, o conteúdo trabalhado sobre corrupção. Foram apresentadas, durante o desfile, duas esquetes demonstrando duas formas de corrupção; uma na segurança pública e outra na política. Esta última recebeu convite do cartório eleitoral, através do Juiz da 22ª Zona Eleitoral de Sinop-MT, para ser apresentada na audiência pública sobre as eleições 2008.

Durante o desfile, os alunos se apresentaram com camisetas alusivas ao tema, o que proporcionou à população presente grande satisfação e identificação com o tema, pois durante o trajeto foram muito aplaudidos, a população exclamava frases de incentivo e concordância, despertando nos alunos ainda mais orgulho em  “dizer não à corrupção”.















E para concluir este trabalho grandioso, solicitamos ao presidente da OAB de Sinop, Dr. Elpídio Moretti, a possibilidade de designar o Dr. Felipe Guerra, representante da Comissão de  “Direitos Humanos”desta instituição  para realizar uma palestra sobre o tema corrupção aos alunos envolvidos no projeto.









Nesta oportunidade, tivemos a presença da TV Centro América para registrar os trabalhos, ouvindo nossos alunos, o palestrante e a coordenadora pedagógica.





Após este ciclo de atividades, deu-se início a produção das redações com a pergunta-tema:O que você tem a ver com a corrupção? Salientando que todos os alunos participantes realizaram a produção das redações no mesmo dia e horário (10 de setembro, das 09h15min h às 11h). Em seguida ao desenvolvimento do texto, ocorreu a correção dos mesmos e a seleção aconteceu com a participação dos professores que ministram aulas nas categorias participantes.




Partindo da frase de Mahatma Gandhi, grande líder espiritual e político, “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo” entendemos que devemos fazer a nossa parte, educar nossos filhos e ensinar com vivências a cidadania aos nossos alunos. Isto sim é ser escola.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário