25 de mai. de 2012

FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS - 4º ANO EMIP

Os alunos do 4º ano A – EMIEP prepararam apresentações muito criativas para as aulas de Língua Portuguesa sobre Fernando Pessoa, indiscutivelmente um dos maiores nomes da história da literatura portuguesa.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da riqueza da obra desse grande poeta e seus heterônimos mais significativos: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

Representando a turma, estamos apresentando um vídeo produzido por uma das equipes, onde o aluno Argel dramatiza um poema.

Estou Cansado



Estou cansado, é claro, Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado. 
De que estou cansado, não sei: 
De nada me serviria sabê-lo, 
Pois o cansaço fica na mesma. 
A ferida dói como dói E não em função da causa que a produziu. 
Sim, estou cansado, 
E um pouco sorridente 
De o cansaço ser só isto — 
Uma vontade de sono no corpo, 
Um desejo de não pensar na alma, 
E por cima de tudo uma transparência lúcida 
Do entendimento retrospectivo... 
E a luxúria única de não ter já esperanças? 
Sou inteligente; eis tudo. 
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto, 
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá, 
Que afinal a cabeça sempre serve para qualquer coisa. 
Álvaro de Campos, in "Poemas" 
Heterónimo de Fernando Pessoa


Parabéns Pessoal!!!!


LÍNGUA PORTUGUESA
PROFª ELIANE INÊS

Nenhum comentário:

Postar um comentário